A 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba consagrou os longas “Cais”, da diretora baiana Safira Moreira, e “Apenas Coisas Boas”, do goiano Daniel Nolasco, como os grandes vencedores do evento. Com sessões lotadas e ampla presença de público e crítica, o festival celebrou a diversidade e a potência do cinema contemporâneo nacional e internacional entre os dias 12 e 20 de junho de 2025.

“Cais”, produção baiana que percorre paisagens do Rio Paraguaçu (BA) e do Rio Alegre (MA), levou três prêmios: Melhor Filme (Prêmio Olhar), Melhor Filme pela crítica (Abraccine) e pelo voto popular. O filme mergulha no luto da diretora após a morte da mãe, refletindo sobre memória, tempo e ancestralidade.
Já “Apenas Coisas Boas”, romance rural LGBTQ+ ambientado no interior de Goiás nos anos 1980, rendeu a Daniel Nolasco os troféus de Melhor Roteiro, Melhor Som (Guile Martins, Jesse Marmo, Naja Sodré e o próprio diretor) e Melhor Direção de Arte (Marcus Takatsuka). A obra reafirma Nolasco como um dos principais nomes do cinema queer contemporâneo.
Outros destaques da Mostra Competitiva Brasileira incluem:
- Melhor Direção: Maria Clara Escobar, por “Explode São Paulo, Gil”
- Melhor Atuação: Gildeane Leonina, pelo mesmo filme
- Melhor Fotografia: “Aurora”, de João Vieira Torres, com Wilssa Esser e Camila Freitas
- Melhor Montagem: “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos (montagem de Yuri Amaral)
Nos curtas-metragens brasileiros, os vencedores foram:
- Melhor Curta: “Fronteriza”, de Rosa Caldeira e Nay Mendl
- Prêmio Especial do Júri: “Americana”, de Agarb Braga
Na Mostra Competitiva Internacional, o documentário “A Árvore da Autenticidade”, da Bélgica/Congo, levou o Prêmio de Melhor Filme, enquanto “Ariel”, coprodução Espanha-Portugal dirigida por Lois Patiño, foi laureada com o Prêmio Especial do Júri. Entre os curtas, “Conseguimos Fazer Um Filme”, de Tota Alves (Portugal), foi o grande vencedor.
A Mostra Novos Olhares premiou o longa brasileiro “Voz Zov Vzo”, de Yhuri Cruz, por sua proposta ousada e linguagem experimental sobre as memórias da ditadura militar sob uma perspectiva racializada.
Premiações Especiais:
- Canal Brasil de Curtas (R$15 mil): “Girassóis”, de Jessica Linhares e Miguel Chaves
- Prêmio Canal Like (R$50 mil em mídia): “Cais”, de Safira Moreira
- Prêmio Cardume de Curtas: “Seco”, de Stefano Volp
- Prêmio AVEC Cyro Matoso: “Interior, Dia”, de Luciano Carneiro e Paulo Abrão
Por fim, o público também teve voz ativa: além de “Cais” como Melhor Longa, os curtas mais votados foram “Girassóis” (RJ) e “Ontem Lembrei de Minha Mãe” (PR).
Com mais de 90 produções de todo o mundo, o 14º Olhar de Cinema reafirma Curitiba como uma capital essencial no mapa do audiovisual brasileiro, valorizando narrativas potentes e criativas que atravessam territórios, corpos, gêneros e gerações.
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