Festival de Cinema de Gramado 2025 abre inscrições para longas-metragens gaúchos

O 53º Festival de Cinema de Gramado já está se aproximando e, com ele, seguem abertas as inscrições para a Mostra Sedac Iecine de Longas Gaúchos, uma das janelas mais importantes para o audiovisual do Rio Grande do Sul. Cineastas interessados em participar da mostra competitiva têm até as 23h59 do dia 25 de junho de 2025 para realizar a inscrição através do site www.inscricoescinema.com.br.

Troféu Kikito - Crédito : Diego Vara / Pressphoto
Troféu Kikito – Crédito : Diego Vara / Pressphoto

A edição deste ano será realizada entre os dias 13 e 23 de agosto, na charmosa Serra Gaúcha, e contará com a exibição de até cinco longas-metragens gaúchos, produzidos por empresas independentes com sede no estado. Além da consagração no tradicional tapete vermelho de Gramado, os selecionados disputarão prêmios em dinheiro e o icônico Kikito, símbolo máximo do festival.

Para se qualificar, os filmes precisam ter sido finalizados a partir de maio de 2024, possuir duração mínima de 70 minutos e não podem ter sido exibidos comercialmente no estado do Rio Grande do Sul. O regulamento completo e todas as orientações para participação estão disponíveis no site oficial do festival: festivaldecinemadegramado.com.

A Mostra Sedac Iecine é uma parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e reforça o compromisso com a valorização da produção local e da diversidade audiovisual.

Na edição passada, o grande destaque foi o longa “A Transformação de Canuto”, uma produção indígena que retrata o cotidiano de uma comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina. O filme foi premiado nas categorias de melhor filme, direção, ator e fotografia, consagrando-se como um marco para a representatividade indígena no cinema nacional.

Reconhecido como o festival de cinema mais antigo em atividade contínua no Brasil, o Festival de Gramado é realizado pela Gramadotur – Autarquia Municipal de Turismo e Cultura, e integra o Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado

“Salve Rosa”, com Klara Castanho e Karine Teles, é selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio; estreia nos cinemas em 23 de outubro

o Festival do Rio está acontecendo entre 2 e 12 de outubro, e o longa-metragem “Salve Rosa”, dirigido por Susanna Lira, foi selecionado para a Première Brasil, principal mostra competitiva do evento. Trata-se de um dos destaques nacionais do ano, reunindo Klara Castanho e Karine Teles como protagonistas de um

Perrengue Fashion: entre luxo, propósito e catarse emocional

Ingrid Guimarães estrela Perrengue Fashion como Paula Pratta, uma influenciadora de moda que viaja à Amazônia para reencontrar o filho ativista e se vê obrigada a sair do salto — literalmente. Com risadas, crítica social e muito carisma, o filme nacional mistura comédia e reflexão ao explorar os contrastes entre a vida online e a conexão com a natureza.