“Festival de Curitiba Apresenta: “Duelo da Amazônia” – Uma Jornada Pela Cultura Popular”

Boi Garantido e Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM) se apresentam no sul pela primeira vez.

Duelo da Amazônia: Boi Garantido e Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM)
Boi Garantido e Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM) (Divulgação)

Uma das performances mais antecipadas pelo público é o show “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”. Este evento marca a estreia no Sul do Brasil de um dos maiores tesouros culturais nacionais. Oferecendo ao público uma imersão na vibrante cultura popular da Amazônia, o espetáculo é uma janela para as lendas, festividades, rituais indígenas e a vida ao longo dos rios, tudo expresso através da arte, melodias e a tradição do Boi Bumbá.

Os Bois abriram a 32ª edição do Festival de Curitba, e hoje, 27 de março às 20h30, no Teatro Positivo, os espectadores terão a oportunidade única de vivenciar essa atração.

Com uma trajetória de mais de um século, o Garantido e o Caprichoso se posicionam como pilares da cultura do Amazonas, especialmente notáveis no Festival de Parintins. Este evento é uma celebração espetacular que atrai um grande público em uma homenagem vibrante à cultura popular e à região Amazônica. O festival, que ocorre anualmente, coloca em destaque os bois de cada associação, simbolizados pelas cores azul e vermelho, cuja rivalidade se traduz em uma demonstração de paixão pela cultura regional, consolidando o maior festival a céu aberto do mundo.

Durante o Festival de Curitiba, os participantes terão um vislumbre do que é apresentado no Bumbódromo, durante os três dias do Festival Folclórico de Parintins, que se realiza sempre no último fim de semana de junho. As apresentações incluem as duas associações dos bois, seus itens oficiais e bailarinos, que performam ao som das toadas, verdadeiros hinos dessa expressão cultural e artística genuinamente brasileira.

Duelo da Amazônia: Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM)
FOTO AGUILAR ABECASSIS
Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM) FOTO AGUILAR ABECASSIS

Estamos felizes em poder trazer pela primeira vez ao Sul do Brasil este espetáculo único, uma celebração da cultura e da tradição da floresta. É uma atração que encanta e emociona, que certamente deixará uma marca inextinguível na história do Festival de Curitiba e, também, da cidade, do Paraná e do Sul do país”, comentam Leandro Knopfholz e Fabíula Passini, diretores do Festival de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado

Continuação de “Sexta-Feira Muito Louca” é um presente nostálgico para os fãs dos anos 2000

“Sexta-Feira Mais Louca Ainda” chegou aos cinemas no dia 7 de agosto com a volta icônica de Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis. A sequência do clássico dos anos 2000 mantém o humor, a troca de corpos e a essência que marcou uma geração. Agora, além de mãe e filha, temos duas enteadas envolvidas nessa confusão. Com trilha sonora nostálgica, referências ao filme original e atuações cativantes, a nova versão é leve, divertida e cheia de emoção para quem cresceu com a primeira. Um verdadeiro mergulho no tempo com boas risadas e coração quentinho.

O Ritual entrega exorcismo raiz com Al Pacino e tensão baseada em fatos reais

O Ritual é um filme de terror inspirado em uma história real de 1928, que acompanha dois padres com visões diferentes sobre fé, ciência e possessão demoníaca. Com interpretações intensas de Al Pacino, Abigail Cowen e Dan Stevens, o longa entrega uma narrativa clássica de exorcismo, marcada por conflitos pessoais, dúvidas espirituais e uma atmosfera que lembra os grandes títulos do gênero. Para quem curte terror raiz, o filme vale a sessão.