“A Odisseia de Enéias”, dirigido por Pietro Castellitto e produzido por Luca Guadagnino, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de junho

Filme italiano que integrou a competição oficial do Festival de Veneza chega ao país com distribuição da Pandora Filmes

A Odisseia de Enéias Foto - Divulgação
A Odisseia de Enéias Foto – Divulgação

O cinema italiano contemporâneo ganha destaque nas telonas brasileiras com a estreia de “A Odisseia de Enéias”, longa dirigido por Pietro Castellitto e produzido por Luca Guadagnino (“Me Chame Pelo Seu Nome”, “Rivais”). O filme, que integrou a competição oficial do Festival de Veneza, chega aos cinemas do Brasil no dia 19 de junho, com distribuição da Pandora Filmes.

Com uma linguagem visual única e ousada, o longa acompanha a jornada de Enea, um jovem que carrega consigo o peso e o mito de seu próprio nome. Ao lado do melhor amigo de infância, Valentino, um aviador recém-batizado, ele atravessa festas, o submundo do tráfico de drogas e o vazio existencial da juventude — sempre impulsionado por um desejo genuíno de viver, amar e desafiar os limites.

Mais do que uma narrativa linear, “A Odisseia de Enéias” propõe uma experiência sensorial e estilizada. “É um filme de gangsters sem gangsters”, como define o próprio diretor, ao misturar o realismo com o surreal, o grotesco com o poético. A fotografia assinada por Radek Ladczuk (de “The Babadook”) contribui para um visual estonteante que remete ao estilo de Paolo Sorrentino, enquanto o espírito hedonista da produção ecoa influências típicas de Guadagnino.

“Para os outros, a jornada pode parecer criminosa. Para eles, é uma aventura de amizade e desejo”, resume a sinopse oficial.

O elenco inclui nomes como Benedetta Porcaroli, Giorgio Quarzo Guarascio, Chiara Noschese, Giorgio Montanini e Sergio Castellitto. A produção é da The Apartment Pictures, em parceria com a Vision Distribution, Frenesy Film Company e Giovane Film.

Essa é a segunda incursão de Pietro Castellitto como diretor e roteirista, e mais uma vez ele imprime uma visão artística com liberdade narrativa, estética provocadora e densidade emocional, elementos que já marcam seu nome como um dos expoentes da nova geração do cinema europeu.

Ficha Técnica

Título original: Enea

Direção: Pietro Castellitto

Elenco: Pietro Castellitto, Sergio Castellitto e Benedetta Porcaroli

Gênero: Drama

Duração: 115 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Distribuição no Brasil: Pandora Filmes

Estreia: 19 de junho de 2025

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado

“Salve Rosa”, com Klara Castanho e Karine Teles, é selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio; estreia nos cinemas em 23 de outubro

o Festival do Rio está acontecendo entre 2 e 12 de outubro, e o longa-metragem “Salve Rosa”, dirigido por Susanna Lira, foi selecionado para a Première Brasil, principal mostra competitiva do evento. Trata-se de um dos destaques nacionais do ano, reunindo Klara Castanho e Karine Teles como protagonistas de um

Perrengue Fashion: entre luxo, propósito e catarse emocional

Ingrid Guimarães estrela Perrengue Fashion como Paula Pratta, uma influenciadora de moda que viaja à Amazônia para reencontrar o filho ativista e se vê obrigada a sair do salto — literalmente. Com risadas, crítica social e muito carisma, o filme nacional mistura comédia e reflexão ao explorar os contrastes entre a vida online e a conexão com a natureza.