7ª edição do Arte, Saúde Mental e Reticências acontece nesta quinta na CAIXA Cultural Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba abre espaço para reflexões importantes nesta quinta-feira (3 de julho), com a realização da 7ª edição do Arte, Saúde Mental e Reticências. O evento gratuito propõe uma conversa aberta e descontraída sobre a relação entre a arte e a saúde mental, utilizando a palhaçaria como fio condutor. A ação conta com intérprete de Libras e ainda oferece certificado de participação aos interessados.

Saúde Mental e Reticências / Foto: Braulio Delai
Saúde Mental e Reticências / Foto: Braulio Delai

A roda de conversa reúne profissionais da saúde, artistas e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para dialogar sobre os desafios e as potências que a arte pode proporcionar no enfrentamento do sofrimento psíquico.

Palhaçaria como suporte à saúde mental

A figura do palhaço em ambientes de saúde já não é estranha ao público, mas a proposta do Projeto Reticências, de Curitiba, amplia esse olhar ao atuar na saúde mental há cinco anos. O projeto criou um ciclo de debates ao longo de 2025 para trazer à tona discussões que muitas vezes ficam “nas reticências”: a integração entre arte, saúde mental e a vida cotidiana.

Com mediação de Nilo Netto — educador, palhaço, improvisador, produtor cultural e diretor de formação do projeto — o bate-papo terá também intervenções artísticas de Marianinho, Mina e Nanique, artistas que desenvolvem ações nos CAPS da capital. Participam ainda o psicanalista Vinicius Armiliato, a musicoterapeuta Fernanda Pivatto e o estudante de artes visuais Dominic, enriquecendo as conversas com múltiplos olhares.

Sobre o Projeto Reticências

O Reticências nasceu em 2019 e se dedica a aproximar a linguagem da palhaçaria dos espaços de saúde mental em Curitiba, estimulando encontros e trocas sensíveis. Além das intervenções artísticas nos CAPS, o projeto propõe a construção comunitária a partir das histórias e experiências vividas nesses ambientes, ajudando a ressignificar o cuidado e as subjetividades envolvidas.

Inspirado na palavra do latim reticere (o que se calou, se interrompeu), o nome do projeto sugere continuidade, tal qual as reticências na escrita, gerando espaço para novas narrativas, vivências e afetos compartilhados.

Serviço

[Bate Papo] Arte, Saúde Mental e Reticências – 7ª edição
📍 Local: CAIXA Cultural Curitiba — Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
📅 Data: quinta-feira, 3 de julho de 2025
⏰ Horário: 19h30
🎟 Ingressos: gratuitos, com retirada na bilheteria 30 minutos antes do início, sujeitos à lotação (125 lugares, incluindo 2 para cadeirantes)
⏳ Duração: 120 minutos
🔞 Classificação: a partir de 14 anos
📞 Informações: (41) 4501-8722 | Instagram @caixaculturalcuritiba

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado