Nos dias 4, 5 e 6 de abril, o Sesc da Esquina, em Curitiba, será palco de um espetáculo que une arte, brasilidade e emoção. A Curitiba Cia. de Dança apresenta “Dançando Villa”, dentro da Mostra Fringe do 33º Festival de Curitiba. A montagem é uma homenagem ao legado do maestro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores nomes da música clássica brasileira e referência cultural no século XX.

Completando 10 anos de trajetória em 2025, a Curitiba Cia. de Dança escolheu um espetáculo de forte conexão cultural para marcar sua participação no festival. A obra traduz, em movimentos e expressão corporal, a essência da musicalidade de Villa-Lobos, explorando elementos da cultura popular brasileira com destaque para referências do Norte e Nordeste do Brasil, regiões que influenciaram profundamente o compositor.
Com direção de Nicole Vanoni e coreografia assinada por Rosa Antuña, “Dançando Villa” leva ao palco dança contemporânea com raízes afro-brasileiras, explorando influências da Umbanda e outras matrizes religiosas como forma de conexão com o Brasil profundo.
Segundo a diretora, Villa-Lobos ampliou o imaginário musical do Brasil, abrindo os ouvidos para a cultura popular. A montagem traz essa visão à cena, dividindo o palco entre música e espiritualidade como elementos que representam o Brasil plural.
“Villa-Lobos abriu os ouvidos e o coração do país. Ele captou a musicalidade de regiões que, na época, ainda estavam distantes do cenário cultural dominante”, destaca Vanoni.
Sobre a Curitiba Cia. de Dança
Fundada em 2013 pela bailarina e produtora Nicole Vanoni, a companhia já realizou mais de 500 apresentações em 200 cidades, no Brasil e na Itália. A Cia. é reconhecida por valorizar jovens talentos e manter um repertório que mescla tradição e inovação.
Entre suas produções de destaque estão os clássicos “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”, além de obras autorais como “A Lenda das Cataratas” e o próprio “Dançando Villa”. A companhia é um dos principais polos de formação e atuação em dança contemporânea no país.
Serviço – Dançando Villa no Festival de Curitiba
Espetáculo: Dançando Villa
Companhia: Curitiba Cia. de Dança
Datas: 4, 5 e 6 de abril
Horários: Sexta e sábado às 20h; domingo às 18h
Local: Sesc da Esquina (Rua Visc. do Rio Branco, 969 – Mercês)
Ingressos: A partir de R$ 10 (meia) + taxa no site do Festival de Curitiba
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Mais informações: www.curitibaciadedanca.com.br
Instagram: @curitibaciadedanca
Patrocínio: Sanepar, Festval, Quimagraf
Apoio: Terreiro Pai Maneco
Realização: AADC – Associação dos Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura – Governo Federal