Marcélia Cartaxo, Mariza Leão e Rodrigo Santoro serão homenageados no 53º Festival de Gramado, que também exibirá série inédita da HBO

O 53º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 13 a 23 de agosto na Serra Gaúcha, anunciou no dia 15 de julho os homenageados desta edição e a pré-estreia da série brasileira “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, dirigida por Marcelo Gomes e Carol Minêm.

homenageados Festival de Gramado - Marcélia Cartaxo, Mariza Leão e Rodrigo Santoro (Créditos: Bertrand Lira, Ana Alexandrino e Jorge Bispo)
homenageados Festival de Gramado – Marcélia Cartaxo, Mariza Leão e Rodrigo Santoro (Créditos: Bertrand Lira, Ana Alexandrino e Jorge Bispo)

Entre os homenageados, o ator Rodrigo Santoro será agraciado com o Kikito de Cristal na noite de abertura, 15 de agosto. A produtora Mariza Leão receberá o Troféu Eduardo Abelin no dia 18, enquanto a atriz Marcélia Cartaxo será celebrada com o Troféu Oscarito no dia 19. Os nomes foram divulgados durante evento oficial no Rio de Janeiro, com a presença dos curadores Caio Blat e Marcos Santuario, e da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

A série “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, uma coprodução da HBO com a Morena Filmes, será exibida no Palácio dos Festivais no sábado, 16 de agosto. Baseada em fatos reais e ambientada na década de 1980, a produção retrata a epidemia da AIDS no Brasil a partir da história de comissários de bordo que se organizam para trazer ilegalmente o medicamento AZT do exterior. No elenco estão Johnny Massaro, Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer, Eli Ferreira, Hermila Guedes, Julio Machado, entre outros.

A obra já foi destaque no Festival de Berlim, onde recebeu Menção Honrosa da Queer Media Society, e venceu o Festival Luna de Valência como Melhor Série de TV e Melhor Série pelo júri jovem. A estreia oficial está prevista para 31 de agosto na HBO e na plataforma Max.

Rodrigo Santoro, homenageado com o Kikito de Cristal, celebra 50 anos em agosto e acumula sucessos no Brasil e no exterior, como “Bicho de Sete Cabeças”, “300”, “Westworld” e “Lost”. Ele será homenageado logo antes da exibição do filme “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, no qual atua ao lado de Denise Weinberg.

A produtora Mariza Leão será reconhecida por sua vasta contribuição ao cinema brasileiro. Fundadora da Morena Filmes, Mariza produziu sucessos como “Meu Nome Não é Johnny”, a trilogia “De Pernas pro Ar”, e a série “Todo Dia a Mesma Noite”. Com uma trajetória que transita entre o sucesso comercial e o prestígio artístico, ela segue como uma das vozes mais influentes do audiovisual nacional.

Marcélia Cartaxo, por sua vez, é celebrada pelos mais de 40 anos de carreira e por papéis marcantes como Macabéa, em “A Hora da Estrela”, que lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1986. Também atuou em “Pacarrete”, “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.

O Troféu Cidade de Gramado, criado em 2012, foi entregue neste ano à atriz Vera Fischer. O nome do próximo homenageado ainda será anunciado.

O Festival de Gramado, o mais longevo festival de cinema ininterrupto do país e parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, segue consolidando sua importância na valorização do cinema brasileiro. A realização é da Gramadotur, com apoio de instituições como Ministério da Cultura, Petrobras, Governo do Estado do RS e Canal Brasil.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado