“Malês”: O Filme que Resgata a História da Maior Revolta de Escravizados no Brasil

“Malês”, um filme dirigido pelo renomado Antonio Pitanga, está prestes a transformar a maneira como vemos a história da resistência negra no Brasil. Com estreia marcada para 14 de novembro, o drama baseia-se em fatos históricos e retrata a Revolta dos Malês, um levante poderoso que sacudiu as ruas de Salvador em 1835.

Rodrigo dos Santos e Antonio Pitanga_MALES - Dir Antonio Pitanga Still Photo Vantoen PJR (15)
Rodrigo dos Santos e Antonio Pitanga_MALES – Dir Antonio Pitanga Still Photo Vantoen PJR

Um teaser revelador do filme foi lançado com exclusividade no Festival Negritudes Globo, em Salvador, durante a mesa “Narrativas orais como forma de resistência”, onde Amaury Lorenzo e Elisa Lucinda, juntamente com o líder sociocultural Valmir Boa Morte e a jornalista Tarsilla Alvarindo, discutiram o papel vital da oralidade na preservação de histórias e saberes.

Produzido por Flávio R. Tambellini e em coprodução com a Globo Filmes e outros parceiros notáveis, “Malês” foi filmado nos cenários históricos de Cachoeira e Salvador, na Bahia, e em Maricá, no Rio de Janeiro. O filme destaca as adversidades enfrentadas por homens e mulheres negros naquela época, lutando contra o racismo extremo, a pobreza e a intolerância religiosa.

O elenco inclui Rocco e Camila Pitanga, Wilson Rabelo, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus e Patrícia Pillar, com Antonio Pitanga não apenas dirigindo, mas também interpretando Pacífico Licutan, um dos líderes da revolta. Os personagens trazem à tona as diferentes facetas e dramas do período, ressaltando a importância da união entre diversas tribos e religiões na luta pela liberdade.

Este filme não é apenas um retrato de uma revolta; é uma homenagem à perseverança e à coragem de uma comunidade que, mesmo após o fracasso da insurreição, continuou a influenciar gerações futuras na luta por justiça e igualdade. Não perca “Malês”, uma produção cinematográfica que promete emocionar e inspirar!

Malês é uma produção Tambellini Filmes, coprodução Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e Riofilme, distribuição Imovision, com patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Cultural, do Governo Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá e Prefeitura de Maricá, um investimento BNDES, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através da Lei Paulo Gustavo, Light, BahiaGás, Embasa, Ambev e Tupy, além de recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, FSA e BRDE.

Sinopse:

Baseado em fatos históricos, o filme retrata a maior rebelião de escravizados da história, a Revolta dos Malês. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão, em 1835. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo mais recente
Patrocinador
Do chef em sua casa
Pra se alimentar bem 5% de desconto
Continue lendo

Artigo relacionado