“No Estoy Solo”: Performance argentina explora conexões no Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba tem se consolidado como um espaço de encontro para produções das mais diversas regiões, e a Mostra Lucia Camargo reforça essa pluralidade ao trazer espetáculos que transcendem fronteiras nacionais. Depois do destaque para o Eixo Amazônico em 2024, a edição de 2025 expande a programação com o Eixo Latino, incluindo montagens da Argentina e Uruguai.

“Retomamos a conexão com o teatro latino-americano, algo iniciado em 2023 com a marcante apresentação de ‘Hamlet’, do Teatro de la Plaza, do Peru. Agora, ampliamos esse olhar com quatro produções de grande relevância: ‘A Velocidade da Luz’, ‘Gaviota’, ‘No Estoy Solo’ e ‘El Desmontaje’”, afirmam os curadores Daniele Sampaio, Patrick Pessoa e Giovana Soar.

“NO ESTOY SOLO” – Cred.: Iván Haidar

Dentre essas obras, a performance argentina “No Estoy Solo” (“Não Estou Sozinho”), de Iván Haidar, convida o público a explorar os sentidos e o toque como meio de comunicação. A peça utiliza projeções em vídeo que multiplicam a imagem do próprio performer, promovendo uma reflexão sobre o que de fato percebemos nos encontros humanos. A montagem será apresentada na Caixa Cultural Curitiba nos dias 25 e 26 de março, com classificação indicativa de 18 anos. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial e na bilheteria do Shopping Mueller.

Toque, corpo e memória em cena

Desde sua estreia nacional em agosto de 2024, no Itaú Cultural, em São Paulo, “No Estoy Solo” tem provocado debates sobre a relação entre corpo e virtualidade. O espetáculo propõe um jogo entre presença e ausência, companhia e solidão, examinando as formas de conexão contemporâneas.

“Vivemos em um mundo onde os laços não se restringem ao contato físico. A performance investiga o que é real na virtualidade e nos encontros diversos que temos. O corpo é o ponto central do trabalho: carne, ossos, respiração, pele, emoções, alma. São também os restos, a ausência do outro, a memória do que persiste”, descreve Haidar.

A obra, que conta com o apoio do Instituto Nacional del Teatro (INT / Proteatro), é a última parte de uma trilogia do artista sobre a duplicação do corpo e a relação entre o físico e o virtual.

Uma turnê pela América Latina

“No Estoy Solo” estreou no Festival Internacional de Buenos Aires (FIBA) e seguiu por temporadas na capital argentina antes de iniciar sua turnê internacional. O espetáculo já passou pelo Festival Junta, em Teresina (PI), e também por Bogotá, na Colômbia, além de outras cidades argentinas.

“A turnê tem sido uma experiência enriquecedora”, comenta Iván Haidar. “Temos um grande carinho pelo Festival de Curitiba, pois sabemos da sua importância tanto para o Brasil quanto para a cena teatral latino-americana. Será minha primeira apresentação na cidade, e a expectativa é enorme.”

Para o artista, a troca cultural entre Brasil e Argentina é essencial. “O Brasil sempre foi um objetivo de conexão para os argentinos. Compartilhamos muito culturalmente, politicamente, e temos também diferenças que enriquecem essa relação. É fundamental fortalecer essas redes e abrir portas para outros artistas, tanto argentinos no Brasil quanto brasileiros na Argentina.”

A Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba conta com o apoio de Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, além do patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná e Copel – Pura Energia.

Festival de Curitiba 2025

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, trazendo uma programação com mais de 350 atrações em 70 espaços da cidade e Região Metropolitana. O evento reúne espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais e uma diversidade de manifestações artísticas, incluindo dança, circo, humor, música, performances e experiências gastronômicas.

Todas as novidades e atualizações podem ser acompanhadas pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br e pelas redes sociais no Facebook (@fest.curitiba), Instagram (@festivaldecuritiba) e Twitter (@Fest_curitiba).


Ficha Técnica

🔹 Composição e Performance: Iván Haidar
🔹 Direção Técnica: Sol Santaca
🔹 Assistência Técnica: René Mantiñan
🔹 Curadoria e Gestão: Jimena García Blaya – La Infinita
🔹 Produção: Iván Haidar – La Infinita
🔹 Co-Produção: FIBA – COBAI – Red de Artes Vivas
🔹 Apoio: Instituto Nacional del Teatro (INT / Proteatro)


Serviço

📌 No Estoy Solo
📅 25 e 26 de março
📍 Caixa Cultural Curitiba
🎭 Gênero: Dança-performance
🔞 Classificação: 18 anos (contém cenas de nudez)
🌎 Origem: Buenos Aires, Argentina
Duração: 50 minutos
📲 Instagram: @ivan_haidar


33º Festival de Curitiba

📅 De 24/3 a 6/4 de 2025
🎟️ Ingressos: De R$00 até R$85 (mais taxas)
🛒 Onde comprar: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física do Shopping Mueller
📌 Verifique a classificação indicativa de cada espetáculo

Hashtags oficiais:
#festivaldecuritiba #festcuritiba #teatro #performance #dança #curitiba #festivalinternacional #eixolatino #noestoysolo #ivanhaidar #culturabrasil #culturalatina #teatroargentino #artecontemporânea #expressõesartísticas #espetáculos #curitibacultura #festivaldeteatro #artescênicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado