Olhar de Cinema reforça compromisso social com parceria do Instituto Reciclajuda e apoio à FEPE

A 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba foi além das telas e abraçou iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade. Uma das principais ações desta edição foi a parceria com o Instituto Reciclajuda, que transforma resíduos em renda e dignidade para os coletores de materiais recicláveis, reconhecendo a importância desses profissionais para a sociedade.

Sidnei e Lourdes, participantes do projeto / Foto: Divulgação
Sidnei e Lourdes, participantes do projeto / Foto: Divulgação

O projeto do Reciclajuda oferece suporte para que filhos de coletores possam estudar em tempo integral e ainda concede bolsas de estudo em cursos profissionalizantes do Sebrae, Senai e Sesc, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

“A parceria com o Reciclajuda vem para reconhecer e valorizar quem trabalha todos os dias para construir um futuro mais sustentável, reforçando também o compromisso do Olhar de Cinema em promover não apenas arte, mas também ações que impactam positivamente a comunidade”, comenta Antonio Gonçalves Junior, diretor do festival.

Além de garantir a destinação correta de todos os resíduos recicláveis gerados durante o evento, o Olhar de Cinema levou sua comunicação para diferentes bairros da cidade, por meio da divulgação estampada nos carrinhos dos coletores.

Sidnei Brito, de 55 anos, é um dos coletores que participam da ação:

“Faz 10 anos que trabalho com reciclagem. Eu trabalhava registrado, perdi o emprego, e é do papel que tiro minha renda. Agradeço ao Reciclajuda e ao Olhar de Cinema pelo apoio.”

Também participante, Maria de Lourdes conta sua trajetória:

“Vim de Pato Branco, faz 9 anos que trabalho com reciclagem para sustentar meus filhos. Esses projetos ajudam muito o nosso futuro.”

O Reciclajuda realiza gestão de resíduos em grandes eventos, com monitoramento ambiental, emissão de relatórios de sustentabilidade e cálculo de renda gerada para cooperativas.

“Emitimos dados de pesagem, relatórios de emissão de carbono, tudo para garantir transparência e impacto positivo”, explica Matheus Germano, fundador do Reciclajuda.

Apoio ao FEPE

Outra ação social importante do festival foi a destinação de R$ 1 de cada ingresso vendido para a FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, responsável pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná, executando o Teste do Pezinho para detecção precoce de doenças graves.

O 14º Olhar de Cinema reforça, assim, seu compromisso com a cultura e com a comunidade, ao integrar arte, inclusão e sustentabilidade em todas as suas frentes.

Realização e parceiros

A 14ª edição do festival tem produção da Grafo Audiovisual e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, com aprovação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Paraná.

Conta com apresentação da Rumo Logística, patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Peróxidos do Brasil e Campari, patrocínio bronze da Mili, além de apoio de Sanepar, Copel, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérpretes de Libras, nos canais oficiais do festival.

Para mais informações, acompanhe o Olhar de Cinema e o Instituto Reciclajuda no Instagram: @olhardecinema e @projetoreciclajuda.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado