,

”Uma Ideia de Você” É Para Todos Os Adolescentes Da Última Década.

O novo filme original da Amazon Prime Video intitulado ”Uma Ideia de Você”, é baseado num livro de mesmo nome escrito pela atriz Robinne Lee (Conhecida pelos seus papéis em Buffy: A Caça Vampiros e 50 Tons de Cinza). E claramente, a obra promete se tornar um dos filmes favoritos para todos os adolescentes da última década.

Robinne já falou abertamente que começou a escrever esse livro na primavera de 2014.

Na época, era apenas uma fanfic do One Direction, que inclusive, estava em seu auge e viria a lançar o álbum ”Four”, último álbum com cinco integrantes antes da saída do membro Zayn Malik.

Com esta fanfic, Lee só queria demonstrar seu amor e carinho por Harry Styles, seu membro favorito da banda. Porém, o livro que foi lançado apenas em 2017 se tornou muito mais profundo que apenas uma fanfic.

Trecho retirado do filme (Amazon Prime Video).

Origem do One Direction & Fenômeno das Fanfics entre os adolescentes

A banda One Direction foi formada no XFactor de 2010, todos os 5 membros (Harry, Zayn, Liam, Louis e Niall) se candidataram individualmente. Foi então que os jurados Simon Cowell e Nicole Scherzinger tiveram a ideia de juntar os cinco membros e botá-los para concorrer como banda. Com isso, eles ficaram em 3° lugar na edição e conquistaram uma legião de fãs, afinal, a indústria estava carecendo na época de uma banda mais voltada para o pop.

As fãs da banda intituladas Directioners escreviam história fictícias em sites como Nyah!Fanfiction, Wattpad e SpiritFanfiction. Elas escreviam idealizando como seria se tornar amigas ou até namoradas dos integrantes. Esse hábito se expandiu para outros fandoms e perdura até os dias atuais. Essa trama de ”nos conhecemos por acidente, mas nos apaixonamos” contida em ”Uma Ideia de Você” era um início clássico para maioria das fanfics do grupo.

Ida ao Choachella se transforma em romance

Solène (Anne Hathaway) está completando 40 anos e decide comemorar indo acampar sozinha enquanto sua filha curte o Coachella com seus amigos.

Infelizmente, ela acaba nunca realizando a viagem pois o pai de sua filha tem uma emergência no trabalho e sobra para ela levar a jovem ao festival.

Com acesso vip e buscando por um banheiro, Solène acaba entrando por engano no trailer de Hayes Campbell (Nicholas Galitzine) vocalista principal de uma banda chamada August Moon.

E assim, um simples acidente se transforma num romance.

Problemáticas abordadas no Filme

Se engana quem pensou que a obra seria rasa apenas porque se iniciou como fanfic. Robinne Lee demorou 3 anos para finalizar o livro e publicá-lo, e como ela tinha a vivência como atriz de Hollywood, ela acaba conseguindo detalhar muito bem na obra algumas problemáticas como o assédio por parte da mídia e o sexismo, mas vamos explicá-los melhor abaixo:

Diferença de Idade

No livro, a diferença de idade entre Solène e Hayes é de 19 anos. O filme explora bastante o dilema em que Solène se encontra: Se permitir ser amada por um cara mais jovem, ainda mais sendo mãe de uma adolescente.

Sabemos que na nossa sociedade, quando uma mulher está em um relacionamento com um cara mais novo, ela costuma ser bastante julgada. E muitas vezes, se o casal não consegue lidar com essas críticas, o desgaste no relacionamento se instaura e o término costuma vir logo em seguida.

Sexismo

Ao chegar nos 40 anos se espera um certo comportamento da mulher: Que esteja casada, com filhos, possuindo uma carreira de sucesso, mas ao mesmo tempo, que seja recatada e do lar no que se diz respeito ao lazer.

Solène acaba sendo justamente o oposto disso: Formada em História da Arte, ela trabalha numa galeria como consultora, onde acaba não ganhando muito. Chegou a se casar, mas hoje é divorciada.

Ela está satisfeita com a vida que possui, mas a pressão de corresponder as expectativas alheias é uma tarefa cansativa.

Assédio da Mídia

Ao assumir seu relacionamento com Hayes, a repercussão na mídia é extremamente negativa.

Os blogs de fofoca fazem matérias maldosas, os usuários a massacram nas redes sociais falando que ela é uma pervertida que deveria crescer e cuidar de sua filha.

Além disso, Izzy começa a sofrer bullying no colégio e os paparazzis ficam na frente da casa dela dia e noite, não dando a família e ao casal o direito de privacidade.

Não é só uma fanfic

A grande verdade é que apesar de ter sim elementos clássicos de fanfics, não podemos reduzir a qualidade desta obra por causa disso. Afinal, como citamos aqui, diversas pautas relevantes e pertinentes foram trabalhadas de maneira séria pela autora.

Quando digo que é para todos os adolescentes, falo no melhor dos sentidos: Os jovens da década passada vão gostar de ver na telinha a representação de algo que eles liam, mas, os adultos que eles são hoje, principalmente as mulheres, vão se identificar com as pautas abordadas pois provavelmente já vivenciaram isso no seu dia a dia.

A equipe do Giro Por Aí curtiu bastante o filme e está ansioso para os novos projetos de Nicholas e Anne, dois grandes atores que ainda conseguem cativar o público com seus papéis mesmo ambos já tendo feitos grandes personagens até então.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo mais recente
Patrocinador
Do chef em sua casa
Pra se alimentar bem 5% de desconto
Continue lendo

Artigo relacionado

Harry Potter: Por que Prisioneiro de Azkaban é o favorito dos fãs?

Harry Potter: Por que Prisioneiro de Azkaban é o favorito dos fãs?

Relançamento de Prisioneiro de Azkaban nos cinemas Em junho, os cinemas celebraram os 20 anos de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban com um emocionante relançamento. O Giro Por Aí, a convite da RedeCineplus, teve a oportunidade de revisitar esse icônico filme na telona, levando também alguns de nossos