‘Tim Maia – Vale Tudo’ no Festival de Curitiba: musical celebra o Rei do Soul brasileiro na Mostra Lucia Camargo

O musical “Tim Maia – Vale Tudo” está entre os destaques confirmados da Mostra Lucia Camargo, um dos núcleos mais tradicionais do Festival de Curitiba, que na 34ª edição volta a reunir uma curadoria potente e um recorte que valoriza o teatro como arte coletiva, com trabalhos nacionais e internacionais. (E sim: é aquele tipo de espetáculo que não pede licença, ele entra, toma conta e faz a plateia cantar junto.)

'Tim Maia – Vale Tudo' - 34ª edição Festival de Curitiba 2026
‘Tim Maia – Vale Tudo’ – 34ª edição Festival de Curitiba

A edição de 2026 do Festival de Curitiba está marcada para acontecer entre 30 de março e 12 de abril, período em que a cidade vira um grande circuito de artes cênicas.

Mostra Lucia Camargo: curadoria celebra o teatro como obra coletiva

Com mais de 30 espetáculos selecionados, a Mostra Lucia Camargo chega com uma proposta que olha para a força dos grupos, das companhias e das construções coletivas no palco, além de abrir espaço para produções internacionais. A curadoria, formada pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, pela atriz e diretora Giovana Soar e pelo dramaturgo e crítico Patrick Pessoa, reforça a pluralidade da cena e a diversidade de linguagens e territórios presentes no festival.

Dentro desse espírito de celebração, entra “Tim Maia – Vale Tudo”: um musical que não só revisita uma história, mas reativa uma energia que atravessa gerações.

“Tim Maia – Vale Tudo”: uma festa com roteiro de Nelson Motta e produção de Carmelo Maia

Inspirado no livro “Vale Tudo: o som e a fúria de Tim Maia”, o espetáculo tem roteiro de Nelson Motta e conta com produção e curadoria de Carmelo Maia, filho do cantor. A montagem acompanha a trajetória do artista desde a juventude no Rio de Janeiro até a consagração como um dos nomes mais marcantes da música brasileira, passando por encontros, amizades e bastidores que ajudam a desenhar o tamanho do mito.

Em declaração sobre o retorno do projeto aos palcos, Carmelo resume o peso afetivo dessa retomada:

“Estou imensamente feliz em anunciar o retorno do musical sobre a vida do meu pai. (…) Mesmo sem meu pai fisicamente entre nós, sua musicalidade, genialidade, sua história e sua força seguem vivíssimas entre nós.”

A promessa é clara: montagem renovada, alma preservada com a mesma intenção de transformar a sessão em encontro, memória e catarse.

Além da história, “Tim Maia – Vale Tudo” é lembrado por escolhas de encenação que aproximam plateia e elenco, com um texto que sabe brincar com ritmo, humor e presença incluindo recursos como quebra da quarta parede, deixando o público com a sensação de que também faz parte da narrativa (e, em vários momentos, faz mesmo).

‘Tim Maia – Vale Tudo’
Direção: Pedro Brício
Roteiro: Nelson Motta
Data: 31/03/2026 e 01/04/2026 às 20h30
Local: Guairão

Respostas de 4

    1. O espetáculo tem roteiro de Nelson Motta e conta com produção e curadoria de Carmelo Maia, filho do cantor.
      Essa produção ja rodou pelo Brasil em outros momentos.
      Mas o grande desafio para essa edição é o Guairão, que é considerado o Maracanã dos teatros no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

Artigo relacionado